Problema
O evento em comemoração ao Dia Mundial do Pão busca promover a conscientização dos consumidores da panificação capixaba, alertando sobre a importância e a necessidade de destinarem de forma correta as embalagens plásticas utilizadas para envase de produtos como refrigerante, sucos, água mineral e produtos de limpeza. Além disso, a preocupação quanto ao descarte do óleo de cozinha. Com isso, o SEBRAE entrou em contato com o Saviesa e solicitou uma proposta de capacitação que pudesse disseminar boas práticas de ações sustentáveis para a população e empresários do setor de panificação.
Solução
A proposta do SAVIESA foi a criação e execução do Circuito Sustentável do Trigo como uma metodologia didática lúdica que promove, num curto espaço de tempo, uma visão sistêmica da destinação correta de resíduos, de forma interativa e lúdica. Para isso, foram montados 3 túneis em que os visitantes passaram pelos conceitos dos 3R’s – reduzir, reutilizar e reciclar. No túnel reduzir foi apresentado painéis com dicas de redução de desperdícios na manipulação de alimentos, no reutilizar dicas de reutilização de materiais, respeitando os aspectos legais e no reciclar apresentação dos painéis ilustrativos e explicativos sobre a destinação dos resíduos trocados – garrafas pet e óleo de cozinha usado.
Resultados
O Circuito Sustentável do Trigo foi realizado em 5 municípios no período de 13 a 17 de outubro: Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Nova Venécia, Ecoporanga e Vitória. O Circuito conseguiu sensibilizar 991 participantes, sendo 107 em Cachoeiro de Itapemirim, 75 em Anchieta, 233 em Nova Venécia, 318 em Ecoporanga e 258 em Vitória. Há de se ressaltar que a composição de participantes foi bem diversificada representada por empresários, estudantes e visitantes. O sucesso do Circuito pode ser medido pelo grau de satisfação que atingiu 99% dos visitantes.