Problema

O “MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” é uma forma de reconhecer em nível estadual e nacional às micro e pequenas empresas, promovendo o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. No Prêmio MPE Brasil de 2014, o SEBRAE/ES tinha como objetivo diagnosticar 950 negócios de vários segmentos de mercado em todo o Espírito Santo, aplicando o questionário de avaliação do MPE Brasil.

Solução

O SEBRAE/ES contratou o Instituto Saviesa que por sua vez montou uma equipe composta por cerca de 40 consultores, que foram capacitados para entender a metodologia do Prêmio e aplicá-la nas empresas visitadas. Com base em um plano de atuação, os consultores capacitados estiveram em campo para realização das avaliações e inserção dos dados coletados no sistema de informação do Prêmio MPE Brasil. Todo o projeto foi monitorado por indicadores de desempenho e os resultados foram periodicamente apresentados ao SEBRAE/ES.

Resultados

A execução do projeto durou 75 dias, sendo diagnosticadas 255 empresas de comércio, 225 de indústria, 216 de serviços, 95 de turismo, 37 de tecnologia da informação, 51 de saúde, 33 de educação e 31 de agronegócio. Todas as avaliações foram inseridas no sistema de gestão do Prêmio MPE Brasil, contribuindo para apontar as empresas com melhor desempenho em cada categoria e disseminar as boas práticas de gestão.