Problema
A partir dos diagnósticos realizados em dez empresas participantes do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) – por meio do Sebraetec –, o SEBRAE identificou a necessidade de consultorias para a implantação, em cada uma delas, da ferramenta D-Olho na Qualidade – 5S, do SEBRAE Mais, que visa combater desperdícios, otimizar recursos, melhorar o bem-estar físico, mental e social de todos na empresa, bem como respeitar a relação com o meio ambiente.
Soluções
O Instituto Saviesa realizou, em 2013, a consultoria nas dez empresas com base no módulo “D-Olho” do Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade. O método 5S é de origem japonesa e tem como objetivo melhorar a produtividade e o desempenho ao trabalhar o senso de utilização, o senso de organização, o senso de limpeza, o senso de saúde e o senso de autodisciplina. Para isso, o Saviesa efetuou quatro visitas em cada empresa – totalizando 16 horas de consultoria –, ocasiões em que os consultores do Instituto identificaram as expectativas dos empresários em relação ao projeto; apresentaram os tópicos que seriam trabalhados; elaboraram uma lista de verificação, que foi validada após uma auditoria com os empresários; lançaram, implementaram e acompanharam as ações de melhoria do D-Olho e as do 5S; e, por fim, analisaram os resultados a fim de verificar pontos para adoção da ferramenta de qualidade.
Resultados
Ao fim das consultorias, o Instituto Saviesa entregou uma série de sugestões, como a importância dos líderes empresariais darem o exemplo, alimentarem as ferramentas de qualidade diariamente e realizarem auditorias frequentemente, analisando os resultados de cada uma e repassando os resultados a todos os seus colaboradores. As empresas também refletiram sobre seus funcionamentos, sua missão e sua visão.